Areas de atuacao

areas-de-atuacao-01

Hipertrofia

Sendo a resposta fisiológica caracterizada pelo crescimento característico do tecido muscular, a hipertrofia ocorre quando há estímulos por imposição de sobrecarga, como a realização de exercícios físicos. 

Habitualmente, os atletas utilizam-se de exercícios resistidos para que se tenha uma resposta de adaptação do músculo ao estresse decorrente do aumento de tensão e microlesões teciduais. 

Mesmo que os estímulos mecânicos sejam a principal variável envolvida na obtenção da hipertrofia muscular, também há outros fatores que devem acompanhar este processo. 

Uma dieta adequada para que possa haver a construção da musculatura e regeneração é indispensável, uma vez que para síntese de novos tecidos é fundamental a disponibilidade de energia (principalmente carboidratos) e matéria prima (proteínas). 

Para os pacientes que desejam conquistar o objetivo de máxima hipertrofia muscular com saúde, o acompanhamento médico é um divisor de águas, sobretudo quando associado ao suporte nutricional, treinamento personalizado e ajustes hormonais, quando necessário. 

Saiba Mais

Aqui, você encontra tudo isso! Na sua consulta, é realizada uma avaliação da composição corporal, com elaboração de dieta individualizada e orientações ao treinamento. Através destas medidas, é possível direcionar a indicação dos recursos ergogênicos pertinentes, como a suplementação nutricional e terapia farmacológica. 

O Dr. Henrique é graduado desde 2009 em Medicina pela Escola de Medicina Souza Marques, possuindo também formações em Nutrologia, Nutrologia Esportiva e Medicina do Esporte, tornando-se ainda especialista em Fisiologia do Exercício. 

Assim, através destes conhecimentos, está plenamente qualificado não somente para conduzir as pessoas a uma vida melhor e mais saudável, como também ajudá-las a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através da hipertrofia muscular. 

Agende sua consulta
areas-de-atuacao-02

Emagrecimento

Um dos maiores problemas da sociedade hoje é, com certeza, o excesso de peso. Além de afetar a autoestima, a gordura excedente também reduz a expectativa de vida. Atualmente, tem-se mais da metade dos homens e mais de ¾ das mulheres acima do peso no Brasil.

A perda de peso torna-se uma meta difícil tanto para pessoas que visam apenas melhorar sua estética e cuidar da saúde, quanto para aqueles envolvidos em esportes que necessitam se enquadrar em uma determinada categoria para disputas.

Agora, você sabia que independente do alimento ingerido, o peso pode ser mantido, aumentado, ou até sofrer redução? Isso ocorre pois o ponto chave está na quantidade de calorias consumidas.

Desta forma, é de fato possível emagrecer comendo tudo o que você gosta, desde que o aporte calórico esteja sob controle, no contexto de um plano alimentar saudável e equilibrado.

Saiba Mais

Em regra, pessoas com sobrepeso e obesidade possuem alterações em seus mecanismos de fome e da saciedade, que envolvem uma cascata complexa de hormônios e neurotransmissores responsáveis por esta sinalização.

Por consequência, ao perderem peso de uma forma relevante, acontecem ajustes metabólicos através dos quais ocorre a redução do metabolismo de repouso e o aumento da fome. A partir disso, é comum verificar o famoso “efeito sanfona”.

Sendo assim, para que não haja a frustração de passar por este contratempo logo após alcançar uma redução expressiva na gordura corporal, é fundamental dispor de um acompanhamento adequado desde o início, para te auxiliar não somente na perda, mas principalmente na manutenção do peso perdido.

Para que se possa tomar medidas efetivas, visando o emagrecimento saudável, é necessário contemplar parâmetros como:

  • avaliação médica;
  •  avaliação física e nutricional;
  • composição corporal (bioimpedância e/ou ultrassonografia);
  • planejamento alimentar personalizado;
  • avaliação de força;
  • solicitação de exames;
  • conduta e prescrição farmacológica;
  • canal direto para tirar dúvidas.

Com estas adaptações, é possível elaborar um plano alimentar e de exercícios que se enquadram em seu perfil, sem exigir demais ou menos que o necessário do seu corpo

O Dr. Henrique é graduado desde 2009 em Medicina pela Escola de Medicina Souza Marques, possuindo também formações em Nutrologia, Nutrologia Esportiva e Medicina do Esporte, tornando-se ainda especialista em Fisiologia do Exercício.

Assim, através destes conhecimentos, está plenamente qualificado não somente para conduzir as pessoas a uma vida melhor e mais saudável, como também ajudá-las a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através do tratamento para o emagrecimento.

Agende sua consulta
areas-de-atuacao-03

Performance

Diferente do que muitos pensam, performance não é apenas “força”. Para que você possa desenvolver uma alta performance, há o envolvimento de diversas capacidades como a resistência, coordenação e flexibilidade. Assim, a força é apenas uma delas.

A força, por definição, é composta por dois elementos distintos, que dizem respeito aos componentes musculares e neurais. Desta forma, temos o componente muscular relacionado à hipertrofia, enquanto o neural está relacionado ao recrutamento de unidades motoras.

Durante a contração, as fibras musculares existentes não são utilizadas em sua totalidade. Por isso, o aumento do recrutamento neural está associado a um maior quantitativo de fibras em ação, que favorecem ao aumento da força, enquanto microlesões musculares promovem a hipertrofia.

Saiba Mais

No tocante ao condicionamento aeróbio, sabe-se que, muitas vezes, o excesso de peso é o maior contratempo. Afinal, para atender às necessidades de uma maior massa corporal, serão necessários maiores níveis de oxigênio para suprir os tecidos. Devido a isso, há um maior trabalho do coração e dos pulmões para que o oxigênio seja extraído do ambiente e distribuído pelo organismo.

Isso ocorre devido a uma maior demanda de energia solicitada para ser atendida. Também há o fato das adaptações cardiopulmonares que demoram a ocorrer, enquanto as variações de peso são mais comuns. 

Ao analisar e entender as diferentes variáveis ligadas ao desempenho de um atleta, é possível planejar e intervir nos pontos de interesse, proporcionando a melhora da performance esportiva.

Agende sua consulta
areas-de-atuacao-04

Terapias Hormonais

Para aqueles que estão em busca de um tratamento que promova a qualidade de vida e um envelhecimento saudável, assegurar o equilíbrio entre os hormônios é indispensável.

A terapia hormonal visa a otimização de uma série de fatores que impactam no metabolismo e composição do corpo. Dentre eles, destacam-se a hipertrofia muscular, prevenção do ganho de peso, melhora da função sexual, entre outros.

Evidências apontam que entre os maiores obstáculos para que se alcance um emagrecimento saudável, ou até mesmo promover a melhora da massa magra, estão os distúrbios relacionados aos hormônios. Devido a isso, é fundamental que haja o acompanhamento médico durante todo este processo para a identificação e correção da causa.

Saiba Mais

As terapias hormonais são indicadas para:

  • Aumento da clareza mental;
  • Melhora do aspecto da pele;
  • Aumento da disposição para as atividades diárias;
  • Diminuição do percentual de gordura corporal;
  • Estabilização do humor;
  • Maior facilidade para a perda de peso;
  • Aumento da libido;
  • Prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como o Parkinson, Alzheimer e diabetes.

Vale ressaltar que para cada disfunção existe um tratamento específico, variando de acordo com as necessidades e resposta de cada paciente. Afinal, cada pessoa possui capacidades e disponibilidade de receptores distintos, necessitando fundamental individualizar.

O Dr. Henrique é graduado desde 2009 em Medicina pela Escola de Medicina Souza Marques, possuindo também formações em Nutrologia, Nutrologia Esportiva e Medicina do Esporte, tornando-se ainda especialista em Fisiologia do Exercício.

Assim, através destes conhecimentos, está plenamente qualificado não somente para conduzir as pessoas a uma vida melhor e mais saudável, como também ajudá-las a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através das terapias hormonais.

Agende sua consulta
areas-de-atuacao-05

Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda os nutrientes dos alimentos em todos os aspectos, dedicando-se ao diagnóstico, prevenção e tratamento de condições relacionadas à sua falta ou excesso. Dessa forma, é percebido o quanto as pequenas mudanças alimentares podem trazer excelentes resultados para o seu dia a dia.

Com este conhecimento, é possível avaliar cada necessidade orgânica, visando a manutenção da saúde e minimizando o risco de doenças, além de realizar o tratamento de suas manifestações relacionadas. Assim, a alimentação torna-se uma peça-chave para a promoção da saúde e bem-estar.

Saiba Mais

O acompanhamento do estado nutricional do paciente, junto a compreensão de suas exigências, permite a análise e controle preciso dos fatores metabólicos, hormonais, e até mesmo das doenças crônicas relacionadas. Dessa forma, é possível promover uma melhor qualidade de vida, longevidade e saúde plena a cada um de nossos pacientes.

Para isso, são levados em conta a composição corporal, propensões individuais, objetivos, e histórico de cada paciente, estejam eles voltados para questões de emagrecimento, ganho de massa muscular, melhora do desempenho esportivo, ou simplesmente manter uma vida saudável.

Agende sua consulta
areas-de-atuacao-06

Medicina do Esporte

A Medicina Esportiva tem por objetivo a promoção da bem estar, equilíbrio e melhora do desempenho de atletas profissionais e amadores, além de fazer do exercício uma ferramenta terapêutica nas mais diversas situações. Afinal, ela promove a prevenção, melhoria e a recuperação da saúde por meio do esporte, além de aprimorar os fatores responsáveis pela performance atlética.

Tudo isso é conseguido através da prática de exercícios físicos, que, para tanto, requerem, antes de tudo, uma avaliação completa do paciente. Esta análise é composta por:

  • Anamnese;
  • Exames clínicos;
  • Laboratoriais.
Saiba Mais

Assim, através destes parâmetros, é possível identificar qual o melhor tipo de esporte para o paciente e, até mesmo, realizar adequações e melhorias naqueles que já se encontram dentro de uma modalidade. Com este parecer, também é possível identificar pontenciais limitações e contra-indicações a determinadas práticas esportivas.

Modalidades como o CrossFit, Bodybuilding, Triathlon, competições de endurance, artes marciais, LPO, entre tantos outros, apresentam um forte crescimento em todo o Brasil.

Devido ao seu alto grau de exigência física, o acompanhamento de um profissional habilitado é indispensável para orientação e condução da prática de maneira adequada de acordo com cada perfil corporal, sempre de modo a proporcionar a otimização de sua performance pretendida, além de limitar eventos adversos.

Atuando na promoção da atividade física e em uma rotina saudável, o Médico do Esporte é essencial na prevenção de lesões ocorridas por demandas esportivas. Inclusive, quando já ocorridas, realizando intervenções para recuperação e limitação de sequelas.

Agende sua consulta
areas-de-atuacao-07

Fisiologia do Exercício

A Fisiologia do Exercício é a área das ciências da saúde e esporte que aplica o conhecimento sobre as adaptações agudas e crônicas, relativas ao exercício, para melhor avaliação e elaboração de programas de treinamento físico para diversos fins, como emagrecimento, performance, estética, saúde e/ou reabilitação

O especialista em Fisiologia do Exercício está apto, portanto, a aprimorar o desempenho esportivo através da compreensão dos aspectos que norteiam o funcionamento do corpo humano em movimento. Afinal, só é possível melhorar o que podemos medir.

Sem conhecer o seu verdadeiro estado atual, não é possível realizar um diagnóstico dos parâmetros que estão dentro do desejado, e nem do que é preciso melhorar. Logo, o acompanhamento evolutivo através de reavaliações periódicas torna possível identificar o progresso e realizar os ajustes pertinentes.

Desta forma, o Fisiologista do Exercício reconhece e aponta as valências que necessitam de trabalho, permitindo que cada uma delas seja alinhada individualmente, uma vez que é o conjunto das múltiplas características que compõem a performance que leva o atleta à excelência. Afinal, ninguém chega ao topo dominando apenas uma única capacidade. 

Com o acompanhamento da Fisiologia do Exercício você será capaz de dominar um grande conjunto, desenvolvendo todo o seu potencial.

Agende sua consulta